top of page

ArcGIS: Encontrando os Pontos MENOS Elevados em um MDT

Foto do escritor: Adauto CostaAdauto Costa

Atualizado: 3 de out. de 2023

Se você já viu como obter o valor mais elevado de um MDT através do ArcGIS, veja agora como obter o menor valor neste post.


De forma simples, você pode obter as coordenadas do ponto menos elevado em um MDT utilizando o ArcGIS através de duas ferramentas: Raster Calculator e Raster to Point. A primeira ferramenta calculará um novo raster onde somente os pontos desejados estarão com o menor valor do pixel e a segunda ferramenta os converterá em shapefile.


Supondo que seu MDT se chame "mdt.tif", abra a ferramenta Spatial Analyst Tools / Map Algebra / Raster Calculator. Nesta primeira abordagem, coloque no campo Map Algebra Expression a seguinte expressão que utiliza o operador relacional ==:


Con("mdt.tif" == "mdt.tif".minimum, "mdt.tif")

Você também pode usar uma outra abordagem diferente. Utilize:


Con("mdt.tif" == FocalStatistics("mdt.tif", NbrRectangle([width], [height], "CELL"), "MINIMUM"), "mdt.tif")

A ferramenta Focal Statistics executa uma operação de vizinhança que calcula um raster de saída, onde o valor de cada célula de saída é uma função dos valores de todas as células de entrada que estão em uma vizinhança especificada em torno daquele local. Com isso, mais de um local aparecerá com o valores mínimos, porém ficará fácil decidir qual é de fato a mínima elevação na área de estudo. Veja mais sobre Focal Statistics neste link.


Substitua [width] e [height] pelos valores da altura e largura da busca. A saída poderá ser alguns pontos, será fácil decidir qual é o menor.


Escolha o novo raster de saída (por exemplo: "mdt_min.tif") e converta para shapefile através da ferramenta Conversion Tools / From Raster / Raster to Point. Feito isso, um arquivo vetorial contendo os pontos com o menor valor do pixel do MDT estará disponível.


Ferramenta Raster to Point

Acesse o conteúdo Como encontrar Coordenadas do Ponto Menos Elevado em um MDT? e obtenha mais detalhes sobre este estudo.



Gostou da dica? Compartilhe!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado!

ad33geo canal whatsapp.png
Dê sua opinião sobre algo do site!

Obrigado! Enviaremos um e-mail em breve informando que seu conteúdo foi publicado!

siga-nos!

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page